FUNDO FICA – QUEM SÃO ELES E O QUE TÊM EM COMUM CONOSCO?

Saudações Sociais!
Da última vez que a SocialCaixa teve agenda em Brasília, ficamos sabendo da existência do Fundo FICA e nos interessamos em saber mais sobre ele, pois achamos fantástica a sua atuação e seu fazer em prol da Habitação de Interesse Social.
Coincidentemente durante o G20 estávamos em uma Oficina realizada pela Caixa, apresentada pelas colegas Carla Emydio e Tatiana: “Hortas Comunitárias- Potencializando Territórios” e ao nos separarmos em grupos, tivemos a grata surpresa de descobrir que estávamos no mesmo grupo que o senhor Emil Lewinger, um dos diretores da APC = Associação pela Propriedade Comunitária, associação getora do FICA – fundo destinado à aquisição e gestão de propriedade urbana e desenvolvimento de políticas públicas de habitação de interesse social. Esta vocação do FICA está profundamente atrelada ao fazer do Trabalho Social da Caixa, e nós vamos saber como e por quê.
O FICA, organização sem fins lucrativos, se insere como uma opção ao mercado especulativo de imóveis, por compreenderam que terra e propriedade estão concentrados nas mãos de poucos e desta forma vem propor o uso social e responsável destes bens, adquirindo e gerindo imóveis em São Paulo, visando moradia para famílias em situação de vulnerabilidade, buscando uma cidade mais justa.
Como surgiu o FICA? Em 2015 foi fundada a Associação pela Propriedade Comunitária com 3 pessoas a partir do sonho de um dos fundadores, Renato Cymbalista, se estabelecendo como ONG com CNPJ e estatuto.
A entidade conta atualmente com cerca de 150 doadores dos quais 50% são associados. As doações são a partir de 20 reais mensais. Também há a opção de realizar doações únicas ou para projetos específicos (como o Morar Primeiro, para população em situação de rua) e ainda investir no projeto Compartilha, que atua conferindo habitabilidade a imóveis encortiçados, e é financiado por um investimento social. Nesse modelo, o investimento é feito a partir de 10 mil reais, sempre em múltiplos de 10 mil, e rende 4% ao ano, que podem ser sacados semestralmente. Esse investimento, chamado de MÚTUO, não tem a lógica de um investimento bancário pois visa o incentivo aos programas do Fundo, e por isso os rendimentos são abaixo dos valores de mercado.
O FICA atualmente trabalha com os seguintes programas:
APARTAMENTOS: Foi o primeiro programa, se destina à locação social direcionada à famílias de baixa renda em áreas de alta especulação imobiliária. São 3 imóveis cujo valor de aluguel oscila entre 310 a 380 reais. O 4º imóvel do programa já foi comprado e é um apartamento no centro histórico de SP que passa por um retrofit e está inserido no programa Requalifica da Prefeitura de SP.
COMPARTILHA: Alternativa ao mercado de cortiços. O FICA adquire imóveis em bairros com grande incidência de cortiços, coloca estes imóveis em boas condições de uso e os aluga por cerca de 30% abaixo do valor de mercado.
MORADIA ESTUDANTIL: São 20 unidades habitacionais localizadas no Butantã, bem pertinho da USP. É um imóvel lindo, feito com contêineres, cujo público-alvo são estudantes de baixa renda de pós graduação da USP que recebem a bolsa de auxílio è permanência estudantil.
MORAR PRIMEIRO: Foi desenvolvido em parceria com o Padre Júlio Lancellotti. Entende que a moradia deve ser o primeiro passo para a reinserção social das pessoas em situação de rua. Isentos de aluguel, as famílias pagam as contas de consumo como água e energia.
Todos os programas do FICA são pautados pelo Serviço de Moradia Social, que são ações integradas à oferta da habitação que visam o alcance da autonomia através dos apoio nas áreas da saúde, educação, cidadania e geração de trabalho e renda. O FICA entende a necessidade da Habitação Social ser trabalhada como um serviço, e por isso atua em três frentes de gestão: patrimonial/predial, condominial e social.

Atualmente o FICA atende 90 moradores em 12 imóveis e 53 unidades habitacionais. Possui uma equipe multidisciplinar composta cerca de 20 profissionais, sendo três diretores (Simone Gatti, Emil Lewinger e Renato Cymbalista), arquitetos e urbanistas, assistentes sociais, psicólogos, advogados e profissionais de finanças e comunicação, além de uma rede de colaboradores, parceiros e voluntários.
CRONOLOGIA DE VIDA DO FICA:
2017- Aquisição do 1* apartamento em comodato gratuito – localiza-se na Praça Júlio de Mesquita – na cidade de São Paulo.
2019 – Participação na Bienal Internacional de Arquitetura e produção do livro “O que é um proprietário ético?”
2021 – Campanha Fica em Casa de apoio emergencial durante a pandemia/Lançamento do Programa Compartilha: aquisição/renovação de cortiços com aquisição do 1* imóvel.
2021 – Lançamento do Programa Compartilha e do sistem de investimentos, o MÚTUO.
2022 – Lançamento do programa Moradia Estudantil, quando recebe a cessão de uso de um edifício de 20 apartamentos para os alunos bolsistas da USP.
2023 – Lançamento do Programa Morar Primeiro em parceria com o Padre Júlio Lancelotti com a aquisição do primeiro imóvel para 9 famílias.
2023 – Aquisição do 2* imóvel do Programa Morar Primeiro para 3 famílias / Lançamento do Programa Morada Estudantil com a cessão de uso do Edifício Caburé.
2023 – Premiado com o Scrool of Honour da ONU Habitat, como uma das 5 organizações no mundo a atuar com excelência rumo a um futuro mais sustentável e inclusivo. E premiado também pelo Instituto Doar como uma das 100 melhores ONGs do Brasil.
2024 –Lançamento do 3* imóvel do Programa Morar Primeiro para mais 3 famílias.
2024: Inaugurando a Anhaia, a 3º unidade do programa Apartamentos, que passa a ser ocupada por uma família chefiada por uma costureira boliviana e suas 4 filhas.
2024 – Aquisição da 4º unidade do programa Apartamentos: um Imóvel que está passando por Retrofit no Largo da Misericórdia, o Edifício Tebas que tem este nome em homenagem a Joaquim Tebas, arquiteto negro que foi escravizado até seus 58 anos.
2025: Inaugurando o FICA Recife em um projeto em parceria com o Habitat para a Humanidade.
E realizando forte incidência com os governos para colaborar na contrução das políticas públicas de Locação Social e Housing First.
Caros associados e amigos da SociaCaixa, aqui colocamos uma pequena degustação do que é o FICA.
Para maiores informações @FUNDOFICA; www.fundofica.org e https://fundofica.org/fica-na-midia/ te leva para muitas reportagens sobre a atuação do FICA!
Sigamos junt@s!