SocialCaixa se reúne com líderes da VIPES e DEPES

Saudações Sociais! 

No dia 25 de outubro, a SocialCaixa esteve em reunião com o VIPES Sérgio Mendonça e o DEPES Daniel de Castro Borges.

Durante a interlocução, um dos primeiros pontos que levantamos foi o resultado da enquete que aplicamos junto aos APS/TS, possibilitando uma fácil visualização dos tempos de função, tanto dos profissionais da HAB quanto do GOV. Eles se mostraram bem interessados, verificando que vários profissionais estão há muitos anos estagnados em funções com pouca possibilidade de ascensão. Em relação a esta demanda, nos foi informado que a Caixa iniciou um estudo sobre plano de funções gratificadas. Para tanto, foi contratada uma empresa especializada, e a data prevista para a finalização do levantamento é até o final de 2024, dada a magnitude da operação.

Aproveitamos a oportunidade para solicitar a ampliação das coordenações do trabalho social da CIHAR Recife e mostramos que temos agora 6 supervisões, contando com apenas uma coordenadora a nível nacional. Isso já é super mal dimensionado, e a tendência é piorar devido às novas contratações de Habitação de Interesse Social, tanto urbanas quanto rurais.

O diretor de Pessoas nos informou que essa expansão no número de supervisões do Trabalho Social na CIHAR RE é fruto do 1º encontro que teve com a SocialCaixa, no qual mostramos a precariedade de apenas 3 supervisões para todo o país. Logo após a visita, Daniel reuniu-se com o Diretor de Habitação para verificar a possibilidade de ampliação desse quadro, o que de fato foi possível.

Novamente enfatizamos a necessidade de uma Gerência Técnica do Trabalho Social a nível nacional e ficaram de fazer um estudo sobre a viabilidade.

Solicitamos estudo sobre a necessidade de atendimento dos APS/TS quando em trabalho de campo em dias e horários alternativos (fora do horário comercial) e o uso dos veículos Caixa nos mesmos horários, o que facilitaria a atuação nos territórios.

Estamos atravessando uma fase de mudanças, e devemos manter a unidade e a luta por dias melhores.”

Sigamos juntos! 

Deixe seu Comentário