Parceria Caixa-IFRJ-Empresas Credenciadas do T.S. oferece curso de formação MEI

No dia 26 de abril de 2023 foi iniciado o curso de Micro Empreendedor Individual no IFRJ Campus Belford Roxo para os moradores do Programa Minha Casa Minha Vida – Faixa I do município. A turma com 35 alunos dos diversos condomínios da cidade é fruto de um piloto em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro, CAIXA e as Empresas Credenciadas executoras do Trabalho Social – Ângulo Social, LDP e RD Consultoria.

O Trabalho Social é componente obrigatório do PMCMV – Faixa I, com recurso previsto de até 2% do valor da intervenção física. Um dos objetivos do Trabalho Social é fomentar processos de inclusão produtiva de acordo com o potencial econômico e as características culturais da região, promovendo capacitação profissional, especialmente de mulheres chefes de família, estimulando a autonomia e a geração de renda.

E foi com esse propósito que os Assistentes de Projetos Sociais da CAIXA (Geísa Santos, Leonardo Tadeu, Tatiana Carvalho, Carlos Beltrão, Andriu Nobre, Carla Emydio e Cristina Paim) e a Responsável Técnica da Prefeitura de Belford Roxo (Juliana Pimentel) abordaram e sensibilizaram a diretoria do IFRJ para a necessidade da articulação das políticas de habitação com as políticas de educação, a fim de oportunizar, por meio da intersetorialidade, a efetivação dos direitos e o desenvolvimento local.

No curso, gratuito, certificado pelo MEC e com carga horária de 165 horas, os alunos terão aulas de Trabalho e Felicidade; Economia Criativa, Criatividade e Tecnologias; Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade; Cultura, Identidade e Cidadania, Representação e Diversidade; Finanças Pessoais; Novos Modelos de Negócios – Canvas; Elaboração de Plano de Negócios. O Trabalho Social fornecerá o Kit Aluno (material escolar e camisa) e o custeio da alimentação e do transporte, no intuito de garantir as condições adequadas para permanência dos alunos.

“Esse curso do Instituto Federal ofertado aos moradores do PMCMV é a materialização de um sonho da equipe do Trabalho Social da CAIXA. Através da política habitacional estamos possibilitando o acesso e a capacitação em uma instituição de excelência, que tem o compromisso com uma formação inclusiva, crítica, cidadã e de qualidade”, enfatizou a Assistente de Projetos Sociais da CAIXA Geísa Santos.

O Diretor Geral do IFRJ de Belford Roxo, Márcio Franklin, ressaltou em sua fala para os alunos que “ter um programa que assegure moradia a quem precisa e dispor de condições, como instituição de ensino, de dar suporte na formação dos moradores, não tem preço. Porque é esse o nosso papel como Instituto Federal”. A pretensão futura é expandir a iniciativa para outros Campus do Instituto Federal e ampliar a parceria também com os Entes Públicos Municipais.

Deixe seu Comentário