Jornada de compromisso social: A trajetória inspiradora de Laurêncio Körbes, Presidente da ONG Moradia e Cidadania

Saudações sociais,

A convite da presidente da Social Caixa, Eloisa Moura, gostaria de compartilhar minha trajetória profissional.

Sou Laurêncio Körbes, colega aposentado e atual Presidente da ONG Moradia e Cidadania.

Desde o início de minha carreira na CAIXA, em 1975, tive sempre o desejo de contribuir para fazer a diferença na vida das pessoas mais necessitadas, buscando desenvolver o potencial de cada uma.

Minhas funções na CAIXA trouxeram a oportunidade de conhecer as diferentes realidades das comunidades vulneráveis, o que reforçou meu desejo de contribuir para a transformação social de maneira estruturante e sustentável.

Na década de 1990 fui impactado pela Ação da Cidadania, movimento nacional liderado pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, para combater a fome e a miséria, que mobilizou milhares de empregados da CAIXA e deu origem à ONG Moradia e Cidadania, em 2000.

Desde então, tenho estado ativamente engajado nessa causa e, em 2001, fui convidado para assumir a coordenação da ONG no Rio Grande do Sul, quando Porto Alegre pautava suas políticas públicas na gestão participativa. Essa iniciativa inspirou a criação dos comitês de associados na ONG, valorizando os potenciais e iniciativas dos associados, o atendimento às necessidades locais e o aumento do número de empregados CAIXA nas atividades da ONG.

Os resultados alcançados no Sul motivaram a atuação em São Paulo, onde assumi a coordenação da ONG em 2002, por um ano. A experiência anterior permitiu vencer o novo desafio e a atuação reafirmou a importância da descentralização das atividades e fortaleceu em grande número o quadro de associados e o engajamento dos empregados da CAIXA em causas sociais. O acúmulo das experiências no Sul e Sudeste me levaram a assumir, pela primeira vez, a presidência executiva da ONG em 2004, um momento de reconhecimento muito gratificante para mim.

Transferido para Brasília, essa nova oportunidade trouxe, além dos desafios, a oportunidade de liderar e mobilizar pessoas nacionalmente em torno da missão da Moradia e Cidadania. No final dessa gestão, em 2008, permaneci atuando na coordenação nacional, desta vez na gerência de Administração e Finanças.

Na matriz da CAIXA, tive a oportunidade de participar da SUREN, Superintendência Nacional que coordenava então todas as superintendências da rede. Em 2006, a SUREN e o Comitê Fome Zero criaram o Programa Caixa ODM, que implantou 80 comitês de empregados para atuar em comunidades de baixa renda e em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Já em 2007, na Superintendência de Responsabilidade Social, assumi nacionalmente a coordenação do Programa Caixa ODM, ocasião na qual a Caixa e o Banco do Brasil passaram a atuar em parceria na realização de projetos sociais em todo o território nacional, com o apoio das Coordenações Estaduais da ONG. No mesmo período, a CAIXA e as Coordenações da ONG exerceram papel fundamental na realização das primeiras edições do Prêmio ODM Brasil (2007 e 2009), promovido pela Presidência da República.  

Após o trabalho realizado em parceria entre a CAIXA, a ONG e a Presidência da República e a minha aposentadoria em 2010, recebi convite da Secretaria Geral da Presidência da República para trabalhar nos projetos especiais das Agendas das Nações Unidas – ONU: ODM, na sequência ODS.


Esse período foi uma oportunidade única de contribuir para a municipalização das agendas internacionais de políticas públicas em todas as regiões do país, em parceria com o PNUD. A atividade propiciou conhecimento sobre a atuação de outros países nos ODM e ODS e reforçou o aprendizado sobre a importância do trabalho integrado das organizações sociais com políticas públicas para alcançar resultados transformadores.

Em 2019, senti a necessidade de retornar às origens e me dedicar novamente à Moradia e Cidadania, às atividades práticas, no benefício direto a famílias e comunidades. Aceitei então o convite para assumir pela segunda vez a presidência executiva da ONG em 2020, como uma atividade voluntária, assim como no passado.

Meu propósito é continuar contribuindo para a redução das desigualdades sociais no Brasil, apoiando e fortalecendo as iniciativas presentes nas comunidades, que possuem grande potencial e capital humano, mas frequentemente carecem de recursos financeiros e capacitação para alcançar bons resultados.

Minha formação em Ciências Econômicas e Relações Internacionais me proporcionou a visão teórica sobre as questões sociais e econômicas e a prática confirmou a importância das parcerias, do voluntariado e de ações complementares a políticas públicas para obter bons resultados nos processos de emancipação social.

O voluntariado sempre fez parte da minha vida em atividades associativas e, especialmente, no movimento do canto coral do Rio Grande do Sul, onde atuei por muitos anos. Desde cedo, meus pais me ensinaram a importância de olhar além do círculo familiar e ajudar aqueles que mais precisam. Essa lição reflete-se em tudo o que fiz na CAIXA e faço na ONG Moradia e Cidadania.

A missão da Moradia e Cidadania é promover a cidadania e o desenvolvimento sustentável, buscando uma sociedade justa, pacífica e inclusiva. Nossas ações e projetos têm ênfase no combate à fome e à miséria, na educação, na geração de trabalho e renda e na proteção ao meio ambiente. Acreditamos que, atuando em projetos próprios ou em parceria, podemos fazer a diferença e gerar mudanças reais na vida das pessoas.

A ONG Moradia e Cidadania, criada pelos empregados da Caixa, caracteriza-se como braço social da Família Caixa e está aberta à participação de todos. Na ONG, praticamos a gestão participativa, com espaços privilegiados para o exercício do voluntariado, diretamente na realização de ações e projetos, desde a proposta inicial até a conclusão. Como empregados ou aposentados deste banco social, podemos juntar forças e fazer a diferença na redução das desigualdades sociais, que é a grande mazela da realidade brasileira.

Na ONG Moradia e Cidadania, temos a certeza de que, com ações bem estruturadas podemos contribuir efetivamente para uma sociedade mais justa, igualitária e com oportunidades para todos. A participação de cada um de nós, seja no trabalho voluntário ou no exercício das nossas funções na CAIXA, é fundamental para construirmos um futuro melhor.

Se você também deseja deixar um legado importante na vida, venha fazer parte da Moradia e Cidadania. Juntos, podemos fazer a diferença e transformar vidas. A mudança social começa em cada um de nós, em cada ato de solidariedade e em cada gesto de apoio.

Sigamos juntos!

Deixe seu Comentário